DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Homenagem da Prefeitura de Igarapé do Meio a todos os profissionais da saúde.

APRESENTAÇÃO PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO

APRESENTAÇÃO

A elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Igarapé do Meio - MA (PMSB-PMGIRS/IGM) representa um avanço significativo na construção de instrumentos de gestão pública em nosso município e dá início à fase de ordenamento da gestão e do gerenciamento desses serviços, com a participação da sociedade na esfera do controle social.
A maior parte dos municípios brasileiros sofreram pressões implicadas em seu desenvolvimento sem que houvesse o devido acompanhamento das infraestruturas básicas, o que possibilitou a geração de ambientes insalubres com exclusão social. Neste contexto, o saneamento básico emerge como um dos pontos mais vulneráveis com interferências diretas no espaço e nas condições de saúde de nossa população.
Atualmente, o setor tem sido alvo de maior atenção governamental com uma quantidade significativa de recursos a serem investidos. No entanto, esses investimentos deverão, além de gerar os benefícios já esperados quanto à melhoria dos índices de saúde pública, atender aos padrões mínimos de qualidade, com garantia de sustentabilidade.
Temos consciência que, de acordo à Constituição Federal e às legislações específicas, é o município o gestor e poder concedente dos serviços de saneamento básico, tarefa desafiadora para o qual temos que estar preparados. Assim, a oportunidade de apoio da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e da Universidade Federal Fluminense para a elaboração de nosso Plano Municipal de Saneamento Básico nos credencia não somente a buscar os possíveis recursos financeiros da União e do Estado do Maranhão, como também nos qualifica para implementar uma política pública para o saneamento básico, embasada em princípios e diretrizes que respeitem as interfaces das políticas de saúde, meio ambiente, recursos hídricos e desenvolvimento territorial.
O Plano Municipal de Saneamento Básico aqui apresentado elenca ações e investimentos em caráter imediato, mas também e principalmente para os horizontes de curto, médio e longo prazo. Não é, portanto, um instrumento voltado somente para este mandato e sim para o futuro do nosso município, devendo ser cuidadosamente revisto e atualizado a cada quatro anos pelas futuras administrações municipais, com a mais ampla participação da sociedade civil de Igarapé do Meio – MA.

JOSÉ ALMEIDA DE SOUSA
Prefeito Municipal

Secretaria municipal de Esportes dá apoio total ao tradicional Campeonato de futebol do povoado Centro dos Pinacos

O campeonato de Futebol no povoado Centro dos Pinacos já é tradição e contou com o apoio total da Prefeitura de Igarapé do Meio. E no último sábado (13) aconteceu a Final com os times Capoeira e Bacuri II, com o resultado de 3X2 para o Capoeira que foi campeão recebendo troféu, medalhas e R$ 2.000,00 (dois mil reais). O time vice-campeão ganhou, troféu, medalhas e R$ 1.000,00 (mil reais), também foram premiados o terceiro lugar, o melhor jogador, o goleiro menos vazado e o artilheiro.
O prefeito Almeida Sousa esteve presente na final do campeonato, juntamente com o presidente da Câmara, Zeca do São Benedito, Vereadores Gil, Mateus Xavier, equipe da Secretaria Municipal de Esportes e um grande número de torcedores.

Prefeitura de Igarapé do Meio.
Secretaria Municipal de Esportes.

Secretaria municipal de Assistência Social realiza oficina de artesanato para as gestantes do projeto Embalando Sonhos

A Secretaria municipal de Assistência Social, por meio do Centro de Referência e Assistência Social - CRAS, realizou na manhã desta última terça-feira (16), uma oficina de artesanato com confecções de peças decorativas para o enxoval do bebê. A oficina foi oferecida para as participantes do projeto Embalando Sonhos, com o objetivo de desenvolver a capacidade de aprendizagem entre as futuras mamães e explorar as suas potencialidades.
A ação aconteceu no CRAS e foi idealizada e aplicada pela Coordenadora do CRAS, Aldenir França, e contou com a presença da primeira-dama, Solange Araújo, que acompanhou o desempenho das futuras mamães. Na oportunidade a psicóloga, Dainara Araújo Carvalho, realizou uma dinâmica de interação com as integrantes do projeto.
A Secretária municipal de Assistência Social Geidilene Oliveira, as Assistentes Sociais Miralda Nolasco e Karla Rayane, estiveram presentes dando suporte nas atividades da oficina.

Prefeitura de Igarapé do Meio
Secretaria municipal de Assistência Social

Vale e Secretaria municipal de Cultura apresentam aos jovens Igarapeenses o projeto "Faça um filme nestas férias".

A prefeitura de Igarapé do Meio, em parceria com o Ministério da Cidadania e Vale apresentam o projeto "Faça um filme nestas férias". Um projeto voltado para jovens estudantes de 14 a 20 anos de idade, e que tem como objetivo proporcionar aos jovens alunos uma experiência introdutória do processo de realização de uma obra audiovisual.
A oficina será oferecida gratuitamente com duração de 4 dias, tendo início no dia 26 de julho e se estenderá até o dia 29.
Serão12 vagas disponíveis e os interessados deverão fazer suas inscrições através do número (31) 994050090, além das oficinas, o projeto oferece também sessões de cinema em praça pública e apresentações de artistas locais.
A Vale irá realizar as oficinas nos municípios durante todo o mês de julho e em agosto serão exibido os filmes em praça pública.

Página 1 de 2

Av. Nagib Haickel, 01 - Centro                                                                                                          de Segunda a Sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h
Igarapé do Meio - Maranhão - CEP: 65.345-000
CNPJ: 01.612.346/0001-03

© 2019 Prefeitura Municipal de Igarapé do Meio - Ma. Todos os direitos reservados.